terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1
Áreas da Biologia:


Anatomia:
Conceito: é o ramo da biologia que estuda tanto externa quanto internamente a estrutura e a organização dos seres vivos.
Sistema ósseo:
A função principal do esqueleto humano é sustentar, dar forma ao corpo e proteger certos órgãos vitais, temos dois exemplos claros, o crânio que serve para proteger o nosso cérebro, a costela e o esterno que protege os pulmões e o coração.
Existe uma grande variação de formato e tamanho nos ossos do corpo humano, temos o fêmur, que é o maior osso, que fica na coxa e o estribo que é o menor osso do nosso corpo , que fica dentro do ouvido médio.
É nos ossos que se prendem os músculos, que são ligados pelos tendões.
Sistema digestório:
É o sistema responsável por obter dos alimentos ingerido os nutrientes necessário para as diversas funções do nosso organismo, como principalmente o crescimento e a energia para nos locomovermos. É composto por um conjunto de órgãos que tem por função a realização da digestão.
Sistema circulatório:
O sistema tem como sua principal função conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do nosso corpo, tem um papel muito importante no nosso sistema imunológico nas defesas contra as infecções. É constituído por: coração, vasos sanguíneos( artérias, veias e capilares) e também é responsável pelo transporte do sangue em várias partes do corpo.
Pesquisa:
As crianças com autismo parecem ter uma hipertrofia das amígdalas cerebrais, uma área do cérebro que está relacionada com o reconhecimento facial e com as emoções, revela um estudo publicado nos “Archives of General Psychiatry”.
Os investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, acrescentam que esta anomalia cerebral está associada à capacidade de prestar atenção e de partilhar experiências com as outras pessoas.
Para este estudo, os investigadores, liderados pelo Joseph Piven, realizaram ressonâncias magnéticas a 50 crianças autistas e a 33 crianças que não sofriam desta condição. Aos dois e aos quatro anos de idade, as crianças foram também alvo de testes relativos a certas características comportamentais do autismo. Estes testes incluíram a medição da atenção conjunta (em inglês “joint attention”), um processo no qual é dado um alerta a outra pessoa através de estímulos não verbais, como o olhar.
O estudo revelou que, em comparação com o grupo de controlo, as crianças autistas com dois e com quatro anos de idade tinham uma maior probabilidade de ter as amígdalas cerebrais hipertrofiadas. No entanto, não foi encontrada nenhuma relação entre o tamanho das amígdalas e outros comportamentos sociais, como gestos ou rituais sociais.
Em declarações ao sítio HealthDay, Joseph Piven, revela que “este estudo ajuda a clarificar o mecanismo cerebral que está na base dos défices sociais do autismo.”

ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Relação com a minha vida:
A anatomia esta presente em toda a minha vida , pois ela estuda as partes do meu corpo revela a forma exata,a posição exata de cada membro de cada músculos, ossos,órgãos, as partes visíveis como braço, cabeça, abdômem, ouvido, perna em fim tudo que esta presente no corpo humano é estudado na anatomia,que é um dos ramo da biologia.
Microbiologia:
Conceito: é a parte da biologia que estuda os microorganismos, incluindo os eucariontes unicelulares e procariontes , como bactérias, fungos e vírus.
Fungos:
São membros que fazem parte de um grande grupo de organismos tais como leveduras e bolores, a classificação dos fungos é separado dos reinos das plantas, animais e bactérias, comparando com as células vegetais, as células dos fungos contém quitina nas paredes celulares já as células vegetais contem celulose nas paredes celulares. E com essas e outra diferenças apenas concretizam que os fungos formam um só grupo de organismos que são relacionados entre si.
Bactérias:
Geralmente as bactérias são microscópicas ou sub-microscópicas(detectáveis apenas com o uso de um microscópico), são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos, e também são unicelulares, procariontes(não possuem envoltório nuclear). Pertencem ao homônio bactéria, podem ser encontrados em colônias ou em forma isolada, podem viver na presença de ar, na ausência de ar, ou ainda anaeróbias facultativas.
No intestino de uma pessoa possui uma quantidade de bactérias superior ao número total de células humanas no corpo dessa, mesma pessoa.
Vírus:
Os vírus são seres pequenos e muito especiais, pois não são formados por células conseqüentemente não possuem organização celular. Os vírus geralmente refere-se as partículas que infectam os eucariontes(são organismos que possuem carioteca em suas células) e fago é o termo que utilizam para descrever aqueles que infectam os procariontes( domínio bactéria e archaea). Os vírus são inertes fora do ambiente intracelular, não reagem com outra substância, mas a capacidade reprodutiva do vírus é assombrosa, um único vírus em apenas uma hora é capaz de produzir milhões de novos indivíduos.
Pesquisa:
Esta área do conhecimento teve seu início com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwnhoek, que desenvolveram microscópios que possibilitaram as primeiras observações de bactérias e outros microrganismos a partir da análise de diversos espécimes biológicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informações sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta ciência. Recentemente foi publicado um artigo discutindo a importância de Robert Hooke para o desenvolvimento da Microbiologia.
Relação com a minha vida:
Hoje em dia nós ingerimos vários microorganismos benéficos que são usados nas fabricas de alimento para a produção de iogurte e bebidas, então já fazem parte do nosso organismo porque todo mundo ingere algum tipo de iogurte e bebida e isso por um lado é bom porque eles acabam nos auxiliando em algumas funções do nosso corpo e são usados na indústria farmacêutica como fonte de antibióticos, que serve para nos proteger de outros microorganismos que causam doenças que nos levam a morte.
Zoologia:
Conceito: é um ramo da biologia que possui um vasto domínio de englobar todos os aspectos da biologia animal e suas relações dos animais com o ambiente.
Os principais ramos da zoologia
Mastozoologia:
A mastozoologia se encarrega de estudar os mamíferos, a principal caracterização dos mamíferos são as glândulas mamárias e seu corpo revestido de pelos. Os mamíferos se adaptam a diversos ambientes, podendo se locomover no ar, na terra e na água, ocupando desde deserto à florestas, muitas vezes esses indivíduos são representados por espécies que muitas vezes ocupam um espaço geográfico muito pequeno, e acabam sendo ameaçados de extinção.
Ictiologia:
É a área da zoologia que estudas todos os tipos de peixes, estuda os seus aspectos, organização, os seus costumes e principalmente os seus carácteres que os diferenciam. A Ictiologia também inclui o estudo dos peixes com ossos por ex: os tubarões e os cartilaginosos que podemos citar as arraias, também os peixes que não possuem mandíbula como os peixes ancestrais, eram bentônicos e pertenciam a classe agnatha. A maioria deles se encontram extintos, mas a classe ainda é representado hoje em dia pelas lampréias e peixe-bruxa.
Etologia:
Se encarrega de estudar o comportamento dos animais, tendo como sua principal preocupação básica a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo os estudos de darwin, cada espécie adota os seus padrões de comportamento e seu repertório peculiar, que da mesma formas suas peculiaridades anatômicas acabam os adotando.
Pesquisa:
A zoologia é uma área científica multidisciplinar. De um modo geral, pode ser definida como a ciência que estuda os representantes do reino animal em todos os seus aspectos. O homem sempre viveu junto aos animais, sempre se interessou e buscou compreendê-los.
O fascínio dos homens pelos animais atravessa a história, remontando um passado remoto onde pinturas destes, muitos hoje extintos, eram feitas no interior de cavernas. Diversos povos de importância histórica como os egípcios e celtas possuíam tamanho deslumbramento pelos animais que estes eram representados em seus deuses, reverenciados e profundamente admirados.
Apesar desse interesse, foi com o trabalho do grego Aristóteles, “História dos animais”, que a zoologia passou a ser de fato ciência. Ele reuniu todos os fatos zoológicos conhecidos até então, e lançou um sistema de classificação para todos os animais. Algumas obras importantes sucederam a publicação de Aristóteles, destacando-se Carl Linnaeus que criou o sistema nominal adotando dois nomes em latim (gênero e espécie) que é usado até os dias de hoje.
Entretanto, o grande marco revolucionário na zoologia aconteceu com o desenvolvimento da Teoria da Evolução das Espécies, proposta por Charles Darwin, mudando a atitude expoente do método científico utilizado na classificação dos animais. A partir de 1950, com a proposição da Sistemática Filogenética por Willi Henning, a classificação passou então a uma teoria consistente de investigação e representação das relações de parentesco entre as espécies.
Relação com a minha vida:
A zoologia tem um papel fundamental para o ser humano, como por exemplo na medicina e na saúde são muitos produtos feitos de origem animal que são usados para tratamento de doenças, com esse produto são feitos soros, correção de doenças endócrinas, e que incluem desde hormônios até veneno de serpentes para a fabricação do soro antiofídico que é usado quando um ser humano é mordido por um desses animais.
Na agropecuária, o conhecimento é essencial, conhecer a biologia das pragas da lavoura e seus inimigos naturais para combatelos,fornecer o jeito de extermina-las.
Evolução:
Conceito:é o ramo da biologia que estuda as mudanças das características hereditárias de uma população, de uma geração para a outra.
Fluxo Genético:
É a troca de genes entre população, normalmente são da mesma espécie. A maioria seguida de cruzamento de organismos ou a troca do pólem inclui-se como exemplo de fluxo genético entre espécies e os genes que sofrem transferências entre espécies inclui a formação de híbridos e transforma lateral de genes.
As barreiras naturais como cadeias montanhosas, oceanos e desertos impedem o fluxo genético e barreiras artificiais também, como a muralha da china que tem prejudicado muito o fluxo de genes de plantas.
Adaptação:
São componentes ou estruturas que melhoram uma função específica do organismo, e fazem com que aumente sua chance de reproduzir e de viver. A modificação gradual de estruturas existentes, faz com que a adaptação ocorra.
Ter uma organização interna semelhante, faz com que tenha funções diferenciadas e em organismos apertados, isso é resultado de uma estrutura ancestral que adaptou-se a funcionar de forma diferente em cada linhagem.
Recombinação:
Os genes são herdados todos juntos ou ligados em organismos de reprodução assexuada, durante a reprodução eles não podem se misturar com genes de outros organismos. A prole de organismos sexuados contêm uma mistura aleatória dos cromossomos de seus pais, produzida por meio da segregação independente durante a meiose. Esses embaralhamentos podem permitir que mesmo numa cadeia de DNA alelos próximos segreguem independentemente.
Pesquisa:

Que o homem evoluiu, não existe dúvida. Há algo entre 250 mil e 200 mil anos nossa espécie surgiu, e há pouco mais de 60 mil anos espalhou-se pelo mundo. Essa tese é sustentada devido aos fósseis de uma dezena de nossos ancestrais desenterrados na África ao longo do século XX e pelo mapeamento do genoma humano – que provou termos 98,5% da carga genética igual à dos chimpanzés, nosso parente mais próximo na teia da vida.

Menos claro é se nós continuamos a evoluir. Até uma ou duas décadas atrás, esse assunto parecia resolvido. A resposta era não. Muita gente boa ainda acredita nisso. “Do ponto de vista biológico, a espécie humana evoluiu muito pouco nos últimos 100 mil anos”, afirma Sérgio Pena, geneticista da Universidade Federal de Minas Gerais. “A espécie humana continua evoluindo, só que culturalmente.” Faz sentido. O ser humano conquistou a natureza, é capaz de construir aparelhos que o ajudam a suportar frio ou calor extremos, não precisa se preocupar com predadores e já resolveu a questão da comida. Não haveria pressão seletiva para obrigá-lo a se adaptar fisicamente.

Relação com a minha vida:
No mundo em que vivemos do passado até o presente , nós evoluímos muito, a ponto de não sabermos o que pode mudar,evoluir no futuro, se nós nos originamos dos macacos, o ser humano pode muito bem com o passar do tempo originar outra espécie. E então é isso, a evolução nos mostra um linha do tempo de como nós ficamos, e porque ficamos assim.
Paleontologia:
Os principais objetos de estudos da paleontologia são os fósseis, porque nos dias de hoje são eles que nos trazem informações de como eram os seres que habitavam a terra no passado, e são eles que encerram informações sobre o passado geológico do planeta terra. Por isso que a paleontologia é simplesmente a ciência que estuda os fósseis e os fósseis possuem uma relação com as rochas que também nos fornecem muita informação.
A partir dos fósseis, uma vez que eles são vestígios de organismos de grupos biológicos do passado que surgiram e se extinguiram em épocas definidas da história da Terra, pode fazer-se a datação relativa das rochas em que ocorrem e estabelecer correlações (isto é, comparações cronológicas, temporais) entre rochas de locais distantes que apresentem o mesmo conteúdo fossilífero. O estudo dos fósseis e a sua utilização como indicadores de idade das rochas são imprescindíveis, por exemplo, para a prospecção e exploração de recursos geológicos tão importantes como o carvão e o petróleo.
Pesquisa:

Um grupo de paleontólogos gregos e holandeses descobriu, no norte da Grécia, os dentes de mastodonte mais compridos conhecidos até ao momento, com cinco metros e três milhões de anos de antiguidade, revelou hoje o jornal grego Kathimerini. Segundo o vespertino grego, os cientistas estimam tratar-se de uma descoberta "de uma importância transcendental para os paleontólogos a nível mundial".

Os dentes do mastodonte, um mamífero pré-histórico e aparentado do elefante, são os dentes mais compridos jamais encontrados, superando o recorde registado no Livro Guiness, que é de 4,39 metros de comprimento.

Relação com a minha vida:
Uma relação direta com a minha vida como os outros ramos da biologia que eu citei, a paleontologia não tem, mas não deixa de ser importante para o ser humano porque da paleontologia vem as descobertas dos fósseis que nos revelam informações de tudo que habitava no nosso planeta a 3,8 milhões de anos atrás.
E a Paleontologia desempenha um papel importante nos dias de hoje. Já não é a ciência hermética, restrita aos cientistas e universidades. Todos se interessam pela história da Terra e de seus habitantes durante o passado geológico, para melhor conhecerem as suas origens.

2 comentários:

  1. Olá Vinicius, gostei muito do seu artigo, mas achei-o muito comprido. Ele é meio confuso em algumas partes, mas fora isso eu gostei bastante, especialmente das seções "relação com minha vida" e sobre a palentologia, estudo dos fósseis. A quantidade de milhões de anos mostra que o processo de povoação da Terra não é algo recente, e sim muito antigo. E caramba, o dente do mastodonte tinha 4,39m. É muuito, hein.

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  2. Muito bom o artigo. O fator principal do texto, que eu considerei, foi a abordagem de áreas não muito discutidas, como por exemplo, a Ictiologia.
    Não conhecia os estudos relacionados a ela, e acredito que é fundamental aumentarmos nossos conhecimentos sobre diversas áreas, assim como aprofundarmos os conhecimentos das que já estudamos. Bom trabalho!

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